Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Techos é uma casa de férias localizada nas margens do Lago Nahuelhuapi, no sul da Argentina, próxima de Villa la Angostura. O terreno é um bosque de bambus de 200 anos às margens do lago.
Um dos problemas era como estar de acordo com uma das leis locais, que exigiria que as coberturas tivessem uma inclinação mínima de 26º, obter boa entrada de luz natural e manter vistas do bosque e o lago a partir do interior.
O programa se resolve em duas plantas, localizando o programa familiar no nível principal e deixando a base para as visitas e os serviços.
O tema da cobertura se resolve a partir de uma série de pequenos trechos que cumprem com a norma, e assim, permitem a entrada de sol a qualquer ambiente da casa. As vistas são mantidas; se abrem para o lago e o bosque num esquema de dupla cobertura, que através de uma generosa circulação central distribui ao longo duma sucessão de pátios, os ambientes que se localizam indistintamente a ambos os lados.
A piscina foi locada no extremo leste e no nível principal, de modo a garantir seu isolamento e vistas.
Num dos acessos, foi projetada a casa do Caseiro (Techitos), como um protótipo da casa principal, afim de resolver aspectos construtivos num modelo na escala 1/1.
A materialidade é concreto, madeira e cobre, de modo a integrar a arquitetura com o contexto.